Sobre super-exploração e capitalismo dependente
Resumo
Este artigo discute a formulação de Claudio Katz segundo a qual Marx não teria deixado dúvidas de que a força de trabalho de nosso tempo é paga por seu valor, do qual pede uma reformulação da categoria de super-exploração. Aqui procuramos mostrar que a violação do valor da força de trabalho é um problema inscrito na teoria marxista e presente no Capital. Por outro lado, argumenta-se sobre a relevância da noção de capitalismo dependente e seu significado para entender as particularidades que a separam das rotas e objetivos do capitalismo desenvolvido.
Palavras-chave: super-exploração, capitalismo dependente, formas de capitalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).