The forms of historical workforce overexploitation and dialectics of Latin American dependency
Resumo
As trocas desiguais e a transferência de valor surgem na teoria de Ruy Mauro Marini como a origem da dependência dos países periféricos. Já os mecanismos de superexploração da força de trabalho aparecem como a forma de recuperação de valor perdido no âmbito do comércio internacional, e se apresentam através do aumento da intensidade do trabalho, da extensão da jornada de trabalho e pela apropriação, por parte do capitalista, de parcela do fundo de consumo do trabalhador. Feita a recuperação teórica dessas duas categorias chaves da teoria da dependência marxista –trocas desiguais e superexploração da força de trabalho–, o presente artigo se dedica a explicar como se conjugam as formas históricas da superexploração da força de trabalho e os modelos latino-americanos de desenvolvimento econômico, enfatizando o neoliberalismo, como a atual forma histórica da dependência, cuja superexploração aparece por meio da informalidade, flexibilidade e desregulamentação do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).




















