Soja em Argentina no início do século XXI: o sistema agrário e a competição pelo uso da terra produtiva
Resumo
No início do século XXI, a soja adotou um rol central na economia da Argentina. O contexto de elevados preços internacionais, o novo esquema macroeconômico e a adopção de um novo bloco de tecnologia por parte dos produtores promoveram a plantação de soja em 15 das 24 províncias. Na campanha de 2013/2014, a cultura elevou-se até 20 milhões de hectares plantados, o que significou dois terços da área total plantada na Argentina. Estes números mostram a relevância económica, territorial, política e social que adquiriu a oleaginosa na Pampa tradicional e também na região extrapampeana. Este artigo analisa os resultados da competição pelo uso da terra produtiva em cada uma das regiões da Argentina e quantifica os mecanismos de expansão da área plantada de soja.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).




















