Inteligência artificial, automação, reestruturação capitalista e o futuro do trabalho
uma revisão da literatura
Resumo
O desenvolvimento de novas tecnologias que permitam diferentes níveis de autonomia em relação ao trabalho humano parece mostrar uma renovação significativa nos últimos anos. Embora os processos de automação e reestruturação não sejam uma novidade no capitalismo mundial, as inovações digitais e ciberfísicas marcaram a dimensão mais dinâmica e inovadora desde os anos ‘80. Esta nova fase promete ser radicalmente diferente e abranger um domínio de problemas muito mais amplo. Através da análise da bibliografia mais relevante relacionada a esse tópico, este trabalho visa contribuir para os debates que giram em torno das aplicações (e limitações) específicas dessas novas tecnologias, seus vínculos com a reestruturação produtivo e o impacto no mundo do trabalho.
Palavras-chave: inteligência artificial; automação; reestruturação capitalista; mundo do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).




















