Sobre a Revista
Cuadernos de Economía Crítica (CEC) é uma revista semestral de ciências sociais especializada em economia, publicada pela Sociedad de Economía Crítica (SEC) da Argentina e do Uruguai. Nosso principal objetivo é debater os problemas econômicos enfrentados pelos países latino-americanos a partir de uma perspectiva multidisciplinar, crítica às abordagens ortodoxas e rigorosa.
Política de acesso aberto
Cuadernos de Economía Critica está comprometido com políticas de acesso aberto à informação científica, com base no princípio de que fornecer ao público acesso gratuito à pesquisa ajuda a aumentar o intercâmbio global de conhecimento.
Processo de revisão por pares
Os artigos recebidos estarão sujeitos a um processo de seleção revisado por pares. Esse processo tem quatro estágios de revisão:
a) Primeira etapa: a equipe editorial determinará se o artigo atende aos critérios formais e à relevância temática aqui mencionados, podendo rejeitar um artigo por não atendê-los, sem a necessidade de enviá-lo para avaliação externa.
b) Segunda etapa: os artigos serão enviados a dois avaliadores anônimos especializados no tema do trabalho, conhecido como "duplo cego", sendo mantidos em sigilo os nomes do autor e dos avaliadores. Se os avaliadores externos não forem unânimes em sua decisão de aceitação ou rejeição, o artigo será enviado a uma terceira avaliação externa. O revisor terá o prazo máximo de um mês para realizar esse trabalho.
c) Terceira etapa: com base nos comentários e sugestões dos revisores, o artigo poderá: i) ser aceito como originalmente submetido; ii) aceito com modificações; ou iii) rejeitado. Em todos os casos, o resultado da avaliação, juntamente com os comentários e sugestões dos avaliadores externos, será enviado ao autor do artigo por meio do Conselho Editorial. Nos casos apropriados, os autores terão duas semanas a partir da data de envio das avaliações para fazer as correções e modificações necessárias, que serão uma condição para a publicação, e enviá-las ao Conselho Editorial. As correções feitas devem ser destacadas de forma visível para que o Conselho Editorial possa avaliá-las, e devem ser acompanhadas de um texto separado detalhando as razões pelas quais algumas das sugestões feitas oportunamente não foram levadas em consideração.
d) Quarta etapa: se for o caso, o Conselho Editorial verifica a incorporação das sugestões e comentários das avaliações ou sua resposta satisfatória por parte do autor. Uma vez concluída essa revisão, o artigo é aceito definitivamente, recebendo um certificado ou carta informando que o artigo foi aprovado no processo de avaliação e está aguardando publicação; caso contrário, o artigo será rejeitado.
O autor será informado sobre a aceitação ou rejeição final do artigo em um prazo máximo de seis meses a partir da data de recebimento do artigo.
Formato de avaliação
A revista tem um formato de avaliação livre
Frequência de publicação
A revista Cuadernos de Economía Critica é publicada semestralmente. As novas edições estarão disponíveis on-line em 1º de julho e 1º de janeiro de cada ano.
Publicação gratuita para autores
A publicação em Cuadernos de Economía Crítica é totalmente gratuita. Não há nenhum custo para os autores no gerenciamento, avaliação ou publicação do manuscrito.
Política de preservação digital
Esta publicação adere ao sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe), um programa de código aberto desenvolvido pela Universidade de Stanford, que garante à revista um arquivo permanente e seguro.
Informações sobre a última edição
Taxa de aprovação: 40%.